COMO MONTAR UM CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO

COMO MONTAR UM CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO
Rate this post

Como Montar o Seu Consultório de Nutrição com Planejamento e Segurança

Este artigo reúne as principais orientações de especialistas das áreas de Nutrição, Empreendedorismo e Marketing sobre como planejar e montar um consultório de Nutrição.

Explica de forma acessível pontos importantes sobre plano de negócio, como pesquisar e analisar o mercado (clientes, concorrência), localização, layout e equipamentos da sala.

Aborda a gestão do consultório como um negócio empreendedor, explica como o marketing para Nutricionistas permite atrair para o seu consultório o perfil de cliente que você deseja.

Se você já possui o seu consultório, este artigo poderá contribuir com reflexões sobre como melhorar os resultados atuais.

Consultório de Nutrição – Mercado e Perfil Empreendedor

Mercado de Nutrição em Crescimento

É incontestável o crescimento da carreira de nutrição impulsionada pelo aumento de percepção de que a alimentação está relacionada a uma vida mais saudável.

A popularização do estilo de vida “Saúde e Bem Estar”, o crescimento do número de esportistas e a busca pela longevidade com mais saúde, geram demandas para profissionais de Nutrição e de outras áreas.

Há também um aumento de percepção por parte da população da importância do papel do Nutricionista na prevenção e tratamento de doenças através da orientação nutricional, da suplementação e mais recentemente com a Fitoterapia.

Taxa de Crescimento da Nutrição Clínica – Faltam Dados Numéricos Precisos.

A opinião geral de entidades e Nutricionistas já estabelecidas é de que o mercado está em expansão e diversificação, incluindo-se aí o segmento de Nutrição Clinica.

Infelizmente não foi possível encontrar dados numéricos da taxa de crescimento, específicos do segmento de Nutrição Clínica.

Canais de comunicação especializados do setor recorrem a dados mais gerais de pesquisas da Saúde Suplementar.

Segundo o Sebrae Nacional, referindo-se a falta de dados específicos, encontramos a afirmação:

Neste sentido, a análise de mercado baseia-se em dados indiretos e também na observação de tendências macroeconômicas e de consumo que contribuem para o desenvolvimento e crescimento de negócios no setor (Nutrição Clínica). Sebrae Nacional

Prestação de Serviços em Nutrição Clínica

A Nutrição Clínica é o segmento que atende as demandas mencionadas acima e apresenta oportunidades para o Nutricionista empreender com seu próprio negócio.

O atendimento nutricional é um modelo de negócio baseado em prestação de serviços e remunerado por honorários dos serviços prestados.

Os honorários podem ser pagos diretamente pelo cliente final (consulta particular), através de contratos com empresas (atendimento ambulatorial), por convênios empresas de assistência ou de seguro saúde.

A prestação de serviços em Nutrição Clínica inclui:

  • Diagnóstico nutricional.
  • Elaboração de plano alimentar.
  • Orientação nutricional para emagrecimento, prática esportiva, acompanhamento no tratamento de enfermidades.
  • Assessoria a empresas e projetos na área de alimentação.

Como toda atividade empreendedora e econômica um consultório deve gerar lucros a seu empreendedor, no caso para o Nutricionista.

É imprescindível que as receitas obtidas pela prestação de serviços cubram custos, permitam realizar investimentos no aprimoramento profissional, em equipamentos e no próprio consultório.

Perfil Empreendedor nutricionista

É necessário e compreensível que a formação do Nutricionista, durante a graduação, priorize habilitá-lo às praticas técnico nutricionais para o correto exercício da profissão.

No entanto, há muito mais oportunidades profissionais no mercado de prestação de serviços para Nutricionistas, do que na tradicional e em “extinção”, carreira com vínculo empregatício.

Max Gehringer, administrador de empresas, autor de vários livros de sucesso sobre mundo corporativo, afirma:

… os empregos estão acabando e as formas de trabalho, como as concebemos, estão em processo de extinção. Max Gehringer.

Montar o seu Consultório de Nutrição vai muito além de ser uma forma de escapar da extinção do emprego tradicional.

Trata-se na verdade de uma excelente forma de empreender num negócio próprio com a carreira de Nutricionista que você escolheu para a sua vida profissional.

Para empreender através do Seu Consultório de Nutrição, são necessários conhecimentos adicionais aos da formação técnica em Nutrição.

Certamente, é preciso desenvolver habilidades de planejamento, de gestão administrativa, financeira e de pessoas, se familiarizar com conceitos e ações de Marketing e de Negócios.

Viver do Seu Consultório de Nutrição significa ter que aprender a lidar com renda variável, criar reserva financeira, trabalhar em horários demandados pelos clientes, principalmente no início.

Uma Dica Importante sobre Empreender em Nutrição Clínica!

Tenha em mente que o Seu Consultório de Nutrição é um Negócio, um Empreendimento, do Seu Trabalho Profissional.

Mesmo que inicie trabalhando só e execute todas as tarefas do Atendimento Nutricional ao “cafezinho”, pense no Seu Consultório Como Uma Empresa.

Encare com tranquilidade termos que lhe pareçam a princípio “muito empresariais”, eles serão gradual e facilmente assimilados e úteis para o seu crescimento profissional e do Seu Consultório.

Por que é Indispensável Planejar o Seu Consultório de Nutrição?

Planejamento, plano de negócio pode parecer para algumas pessoas aquele tipo de atividade na qual a gente se “ocupa”, mas não produz resultados.

Naturalmente o planejamento por si só não garante sucesso, o ato de planejar permite você ter um mapa para seguir:

  • Assim você pode se preparar melhor para o que pode não dar certo.
  • Analisar resultados obtidos com o previsto e
  • Tomar decisões sobre alternativas para Montar o Seu Consultório de Nutrição.

Gustavo Cerbasi, consultor financeiro, afirma que:

… planos não foram feitos para dar certo, planos são feitos para guiá-lo em direção ao seu sonho e para serem melhorados com a evolução do seu conhecimento. Gustavo Cerbasi.

Neste excelente vídeo, de pouco mais de dois minutos, Gustavo Cerbasi nos ajuda a compreender como devemos lidar com planos.

Sobrevivência de Empresas versus Planejamento – Relatório Sebrae

São muitos os fatores que determinam a sobrevivência ou a mortalidade de empresas recém criadas, naturalmente, isso vale para um consultório de Nutrição.

No relatório do Sebrae é possível constatar o impacto de um planejamento de boa qualidade na sobrevivência de empresas.

Além de aspectos ligados capacitação e gestão de negócios.

Como Montar um Consultório de Nutrição - Sobrevivencia

Acesse por aqui o PDF do Relatório Sebrae, é muito importante se familiarizar com dados de mercado desse tipo, antes de montar o seu consultório de Nutrição.

Como Planejar o Seu Consultório de Nutrição

Primeiro é preciso desmistificar que “planejamento estratégico”, “plano de negócio”, análise de “pontos fortes, ameaças e oportunidades” é somente para grandes empresas.

Planejamento estratégico em Nutrição Clínica

Planejamento estratégico, informalmente falando, nada mais é do que o exercício de criar um cenário futuro a partir do seu momento presente.

O Sebrae Nacional propõe que ao se empreender em negócios de qualquer porte, você responda detalhadamente (escreva, documente) a essas questões iniciais:

Onde estamos?
Para onde queremos ir?
Como chegar lá? (Sebrae Nacional)

Ao responder essas questões iniciais você vai perceber a necessidade de detalhar e aprofundar ideias e novas questões irão surgir naturalmente.

O resultado mínimo esperado de um plano estratégico bem realizado é:

  • Ampliar conhecimentos sobre os seus recursos atuais e quais ainda deverão ser adicionados.
  • Identificar a maior variedade possível de desafios a serem enfrentados
  • Explorar oportunidades de mercado que ainda não haviam sido pensadas.

Os dois artigos abaixo complementam aspectos importantes sobre Planejamento Estratégico (acesse abaixo):

Planejamento estratégico para pequenos negócios. Bruno Castro – Analista do Sebrae no Amapá

Profissional autônomo como empresário. Ter visão empreendedora é um bom caminho para esses profissionais obterem sucesso. Por Vitor Abreu, analista do Sebrae em Pernambuco

Plano de Negócio para um Consultório de Nutrição

Provavelmente você já deve ter elaborado algum plano de “negócio” na sua vida.

Ao planejar uma viagem de férias, uma festa de aniversário ou qualquer outra situação que tenha demandado pesquisar, registrar e analisar informações para tomar decisões e atingir um objetivo específico.

Plano de negócio é um documento com o qual você vai elaborar o mapa a ser seguido na construção do seu consultório de nutrição clínica.

Em última análise, o plano de negócio permitirá você avaliar a viabilidade do negócio.

Servirá para apontar que alterações e recursos serão necessários para você poder efetivamente abrir o seu Consultório de Nutrição com mais segurança.

conteúdo de um Plano de Negócio para consultório de Nutrição

O conteúdo do plano do negócio você vai elaborar a medida que for a campo em busca de informações para montar o seu consultório de Nutrição.

Certamente não existe um só modelo de documento de plano de negócio, pode-se utilizar um modelo de referência como o do Sebrae, por exemplo e ajustar o que for necessário.

Em essência o plano de negócio deve conter informações detalhadas o quanto necessário for, sem perder objetividade, que permita a um leitor do documento compreender:

  • Resumo dos principais pontos do plano de negócio (Sumário Executivo).
  • Qual é a necessidade, tamanho e tendência desse Mercado de Nutrição Clinica.
  • A sua proposta de valor em serviços para atender a necessidade do mercado.
  • Sua qualificação profissional e potencial empreendedor.
  • Dados de investimento, custos, receitas e resultados estimados.
  • Recursos técnicos e financeiros complementares para abrir o consultório.

modelo do plano de negócio para consultório de nutrição

Ao escolher um modelo de documento para o plano de negócio para o seu Consultório de Nutrição certifique-se que ele contenha os elementos sugeridos a seguir.

Seguir essa convenção facilita na hora em que você for submeter o seu plano de negócio a outras pessoas, ou instituições, para buscar apoio técnico ou captar recursos financeiros.

Sumário Executivo
  • Resumo dos principais pontos do plano de negócio.
  • Seus dados (empreendedor), experiência profissional e atribuições.
  • Dados do consultório para pessoa jurídica: CNPJ, forma jurídica, enquadramento tributário, capital social e fonte de recursos. Para pessoa física: CPF e demais dados equivalentes.
  • Missão – Identificar a Missão não é somente para empresa, procure identificar a Missão do Seu Consultório ou da sua atuação profissional.
Análise de Mercado

Análise de mercado deve englobar estudos sobre clientes, concorrentes e fornecedores.

Plano de Marketing

Descrição e preço dos serviços prestados no consultório, estratégias de divulgação e promoção e aspectos estratégicos da localização do consultório.

Plano Operacional

Abrange layout da sala e disposição dos equipamentos, acessibilidade, descrição dos processos administrativos, técnicos e atendimento nutricional.

Plano Financeiro

Um dos elementos mais importantes e que requer maior aprofundamento porque permite obter uma noção mais tangível da necessidade de recursos financeiros, custos, estimativa de receitas, capital de giro, investimento total e retorno do investimento.

Construção de Cenários

Com os dados do plano financeiro será possível realizar simulações com cenários pessimistas (poucos atendimentos, por exemplo) a cenários otimistas (número crescente de consultas) e definir ações de contingências e de oportunidades, respectivamente.

Avaliação Estratégica

Análise de pontos favoráveis e desfavoráveis do negócio e seus também, sendo você o profissional que vai realizar o atendimento nutricional no consultório.

Esta análise se baseia na matriz F.O.F.A., sigla para Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

Avaliação do Plano de Negócio do Seu Consultório de Nutrição

A avaliação do seu plano de negócio deve ser pragmática, afinal uma das funções do plano é ajudar você a responder sobre a viabilidade de montar o Seu Consultório de Nutrição.

Por mais realista e bem realizado um plano de negócio de garante sucesso ao empreendimento, planejar proporciona ferramental para lidar com os riscos inerentes a qualquer negócio.

O que temos até aqui sobre Como Montar o Seu Consultório de Nutrição?

Nesta primeira parte do artigo abordamos conceitos e ferramentas essenciais sobre como montar um consultório de Nutrição Clínica.

Enquanto trabalhamos na continuidade e detalhamento das etapas restantes, aproveite para formular as suas dúvidas e sugestões sobre o tema e envie para nós através da Página de Contato.

Avaliação Nutricional

Fontes:

Fontes Como Montar um Consultório de Nutrição